Sensibilidade à flor da pele
PREVENIR
|September 2020 - N. 179
Se determinados sons a tiram do sério, a ponto de desligar as notificações do telemóvel, se se emociona facilmente e se precisa de tempo a sós para recarregar as baterias, é provável que faça parte dos 20 por cento de pessoas com alta sensibilidade. Saiba como identificar este traço de personalidade e aceitar-se em pleno.
KARINA ZEGERS DE BEIJL Fundadora da Associação de Pessoas com Alta Sensibilidade de Espanha e autora do livro Pessoas Altamente Sensíveis (A Esfera dos Livros)
Na década de 70 do século XX, a psicóloga americana Elaine Aron descobriu que duas em cada dez pessoas são consideravelmente mais sensíveis, têm as emoções à flor da pele, os sentidos mais apurados e são mais vulneráveis e recetivas ao sofrimento dos outros. Não o fazem de propósito, é simplesmente a sua maneira de registar o que está à sua volta. A maioria, por desconhecimento deste traço de alta sensibilidade, sente-se diferente e muitas tentam adaptar-se, fingindo ser como a maioria. No caso de Karina Zegers de Beijl, autora do livro Pessoas Altamente Sensíveis, foi aos 52 anos que tudo começou a fazer sentido. «Vivi quase toda a vida a sentir-me desajustada, como uma patinha feia.» Até que uma discussão com o namorado a levou a procurar informação sobre pessoas muito sensíveis. «Foi assim que encontrei o site de Elaine Aron e a minha vida mudou. Foi como encontrar a peça do puzzle que faltava.»
O QUE SÃO PAS?
Em 1991, Elaine Aron identificou um traço de personalidade de alta sensibilidade, ao qual chamou Pessoas Altamente Sensíveis (PAS), do inglês
Diese Geschichte stammt aus der September 2020 - N. 179-Ausgabe von PREVENIR.
Abonnieren Sie Magzter GOLD, um auf Tausende kuratierter Premium-Geschichten und über 9.000 Zeitschriften und Zeitungen zuzugreifen.
Sie sind bereits Abonnent? Anmelden
WEITERE GESCHICHTEN VON PREVENIR
PREVENIR
O que sabe sobre antibióticos?
A Organização Mundial da Saúde considerou a resistência aos antimicrobianos, como os antibióticos, um problema de Saúde Pública. A prevenção destas resistências está nas mãos de todos nós, mas é essencial aprender quando e como usar corretamente esta“ferramenta” de combate às infeções bacterianas.
10 mins
Dezembro 2020 - N. 182
PREVENIR
Os meus segredos
«Todos os dias agradeço as minhas vitórias e predisponho-me a levar a vida com leveza, feliz e sem queixas, e a ajudar os outros a sentir compaixão e empatia pelas suas histórias. E isso leva-me a dar sempre o meu melhor»
2 mins
Novembro 2020 - N. 181
PREVENIR
Como rejuvenescer as pálpebras
O envelhecimento das pálpebras superiores ou excesso de pele nesta zona é um problema que surge, sobretudo, a partir dos 40 anos, mas tem tratamento com resultados duradouros.
3 mins
Novembro 2020 - N. 181
PREVENIR
O que sentem cães e gatos
Sabia que é possível treinar um gato? E que afinal os cães não sabem quando erram? Perceber o que senteo seu animal de estimação pode ajudar a prevenir problemas de comportamentocausados por medo e ansiedade. Aprenda a interpretar os sinais e a promover o bem-estar do seu melhor amigo.
8 mins
Novembro 2020 - N. 181
PREVENIR
Guia de sobrevivência financeira
Seja porque está numa situação difícil ou quer ser mais próspero, organizar as finanças é o primeiro passo. Com a ajuda de dois especialistas, revelamos as principais estratégias para começar.
8 mins
Novembro 2020 - N. 181
PREVENIR
Unhas perfeitas e saudáveis
Sabia que deve intercalar vernizes escuros com tons claros para evitar unhas amareladas? Ou que deve deixar a unha descansar três a sete dias antes de voltar a aplicar verniz? Uma médica dermatologista explica porquê e revela o que fazer para conseguir unhas irrepreensíveis.
2 mins
Novembro 2020 - N. 181
PREVENIR
«A vida tornou-me mais feliz e forte»
Paulo Azevedo nasceu sem mãos e pernas, mas, inspirado pela coragem dos familiares e solidariedade dos amigos, e graças a um sentidode humor peculiar, foi vencendo obstáculos e superando-se. Tirou o curso de treinador de futebol, faz teatro, televisão e cinema, foi pai e é orador motivacional.
6 mins
Novembro 2020 - N. 181
PREVENIR
Cancro da próstata: «Os diagnósticos oportunos salvam vidas»
Os casos de cancro da próstata têm aumentado nas últimas décadas em todo o mundo e Portugal não foge à regra. Mas, para Estevão Lima, médico urologista, essa tendência pode ser combatida e invertida através de uma maior frequência de idas ao médico e de uma clara aposta na prevenção.
11 mins
Novembro 2020 - N. 181
PREVENIR
7 questões sobre diabetes no trabalho
Saiba quais as atividades profissionais e horários que podem condicionar a manutenção e vigilância da saúde das pessoas com diabetes, o que devem fazer no local de trabalho para minimizar o risco de hipoglicemia, assim como que direitos estão previstos para os portadores desta condição crónica.
7 mins
Novembro 2020 - N. 181
PREVENIR
As apps que os nutricionistas recomendam
Ferramentas que podem facilitar o cumprimento do plano alimentar e dos objetivos estabelecidos, algumas aplicações para telemóvel tornam-sequase uma “extensão” da consulta de nutrição. Saiba quais as recomendadas pelos especialistas e as suas vantagens.
6 mins
Novembro 2020 - N. 181
Translate
Change font size

