Cancro da próstata: «Os diagnósticos oportunos salvam vidas»
PREVENIR|Novembro 2020 - N. 181
Os casos de cancro da próstata têm aumentado nas últimas décadas em todo o mundo e Portugal não foge à regra. Mas, para Estevão Lima, médico urologista, essa tendência pode ser combatida e invertida através de uma maior frequência de idas ao médico e de uma clara aposta na prevenção.
CARLOS EUGÉNIO AUGUSTO

ENTREVISTA

A PROF. DR. ESTEVÃO LIMA

Médico urologista, coordenador da área de Urologia do grupo CUF e professor na Escola de Medicina da Universidade do Minho

De acordo com um estudo recente, apenas 50 por cento dos homens vai ao médico com regularidade. As causas divergem entre falta de tempo, medo de um possível diagnóstico e assumir o ato como uma fraqueza. Para lutar contra essa filosofia têm surgido várias iniciativas que pretendem consciencializar a população masculina para a importância da prevenção, como é o caso do movimento Movember, nomeadamente através da realização de rastreios, em especial do cancro da próstata, doença que, de acordo com Estevão Lima, médico urologista, «já é a segunda causa de morte por cancro no homem acima dos 50 anos, apenas superada pelo cancro do pulmão». Ainda assim, apesar da elevada incidência, «trata-se de um cancro que, se diagnosticado em fase precoce, pode ser facilmente tratável, pois hoje existem terapêuticas altamente eficazes, estando, por isso, nas nossas mãos inverter essa tendência, caso os homens sigam comportamentos mais responsáveis face à sua saúde», defende o especialista.

Qual a razão que leva os homens a procurar pouco o médico?

Ainda que se deva refletir sobre isso, essa questão tem, felizmente, vindo a ser alterada, pois o estigma de o homem ir ao médico está a diminuir significativamente. Há mesmo uma enorme diferença entre as gerações que não tinham uma educação para a saúde e apenas iam ao médico na presença de sintomas, queixas ou dores, principalmente se isso afetava a atividade diária, e os homens que têm hoje 30 ou 40 anos e uma atitude diferente, mais proativa, adotando como normal as idas ao médico de família ou especialistas. É mesmo uma tendência crescente ver homens a fazer rastreios em idades inferiores ao recomendado. Isso reflete uma maior aposta na literacia da saúde, encontrando eco num maior cuidado com a alimentação ou no hábito de fazer exercício físico regularmente. Ainda assim, devemos fazer mais para inverter a incidência de algumas doenças, sobretudo na área da urologia, insistindo no alerta de que quanto mais precoce for identificado o problema, mais fácil será o tratamento e maior a probabilidade de cura.

17 DE NOVEMBRO DIA MUNDIAL DO COMBATE AO CANCRO DA PRÓSTATA

A data assinala a luta contra aquele que é o cancro mais frequente nos homens com mais de 50 anos. Em Portugal, existem 82 casos por cada 100 mil habitantes «... a grande mensagem a passar, e refletir, é que estamos perante uma doença com uma elevadíssima taxa de cura, principalmente nos cancros localizados e detetados precocemente»

MOVEMBER „Também conhecido por Novembro Azul, é um movimento que nasceu na Austrália, em 2003, e que incentiva à consciencialização da saúde masculina, sublinhando a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças como o cancro da próstata, ainda que a sua intervenção se estenda à saúde mental, prevenção do suicídio e cancro dos testículos. Saiba mais em ex.movember.com/pt

Quais os cancros mais prevalentes na área da urologia?

Falamos de uma especialidade rainha em cancros, nomeadamente o da bexiga, o quarto com maior incidência em Portugal, pela ligação estreita aos hábitos tabágicos, como também do rim ou do testículo, este último como o mais frequente do tumores sólidos entre os 25 e os 35 anos. Mas, a maior ameaça é a elevadíssima prevalência do cancro da próstata.

Como se explica essa prevalência?

Continue reading your story on the app

Continue reading your story in the magazine

MORE STORIES FROM PREVENIRView All

O que sabe sobre antibióticos?

A Organização Mundial da Saúde considerou a resistência aos antimicrobianos, como os antibióticos, um problema de Saúde Pública. A prevenção destas resistências está nas mãos de todos nós, mas é essencial aprender quando e como usar corretamente esta“ferramenta” de combate às infeções bacterianas.

10 mins read
PREVENIR
Dezembro 2020 - N. 182

Os meus segredos

«Todos os dias agradeço as minhas vitórias e predisponho-me a levar a vida com leveza, feliz e sem queixas, e a ajudar os outros a sentir compaixão e empatia pelas suas histórias. E isso leva-me a dar sempre o meu melhor»

2 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

Como rejuvenescer as pálpebras

O envelhecimento das pálpebras superiores ou excesso de pele nesta zona é um problema que surge, sobretudo, a partir dos 40 anos, mas tem tratamento com resultados duradouros.

3 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

O que sentem cães e gatos

Sabia que é possível treinar um gato? E que afinal os cães não sabem quando erram? Perceber o que senteo seu animal de estimação pode ajudar a prevenir problemas de comportamentocausados por medo e ansiedade. Aprenda a interpretar os sinais e a promover o bem-estar do seu melhor amigo.

8 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

Guia de sobrevivência financeira

Seja porque está numa situação difícil ou quer ser mais próspero, organizar as finanças é o primeiro passo. Com a ajuda de dois especialistas, revelamos as principais estratégias para começar.

8 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

Unhas perfeitas e saudáveis

Sabia que deve intercalar vernizes escuros com tons claros para evitar unhas amareladas? Ou que deve deixar a unha descansar três a sete dias antes de voltar a aplicar verniz? Uma médica dermatologista explica porquê e revela o que fazer para conseguir unhas irrepreensíveis.

2 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

«A vida tornou-me mais feliz e forte»

Paulo Azevedo nasceu sem mãos e pernas, mas, inspirado pela coragem dos familiares e solidariedade dos amigos, e graças a um sentidode humor peculiar, foi vencendo obstáculos e superando-se. Tirou o curso de treinador de futebol, faz teatro, televisão e cinema, foi pai e é orador motivacional.

6 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

Cancro da próstata: «Os diagnósticos oportunos salvam vidas»

Os casos de cancro da próstata têm aumentado nas últimas décadas em todo o mundo e Portugal não foge à regra. Mas, para Estevão Lima, médico urologista, essa tendência pode ser combatida e invertida através de uma maior frequência de idas ao médico e de uma clara aposta na prevenção.

10+ mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

7 questões sobre diabetes no trabalho

Saiba quais as atividades profissionais e horários que podem condicionar a manutenção e vigilância da saúde das pessoas com diabetes, o que devem fazer no local de trabalho para minimizar o risco de hipoglicemia, assim como que direitos estão previstos para os portadores desta condição crónica.

7 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

As apps que os nutricionistas recomendam

Ferramentas que podem facilitar o cumprimento do plano alimentar e dos objetivos estabelecidos, algumas aplicações para telemóvel tornam-sequase uma “extensão” da consulta de nutrição. Saiba quais as recomendadas pelos especialistas e as suas vantagens.

6 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181
RELATED STORIES

Reports of aggressive killer whales

Orcas have reportedly attacked sailboats recently off Spain and

3 mins read
Ocean Navigator
January- February 2021

Q. David Bowers

GREAT COIN HOBBY PROMOTER

2 mins read
COINage Magazine
February - March 2021

GETTING FAMOUS IN COINS

Donn Pearlman is the History of Coin Promotions

10 mins read
COINage Magazine
February - March 2021

LiDAR MAPPING A GOLD MINE

When Consolidated Gold Mine in Dahlonega, Georgia, wanted to open more of its areas to public tours, they asked Inspired Intelligence, a family owned and operated drone business in Buford, Georgia, to help. Inspired Intelligence CEO and founder Nir Pe’er explained, “Besides drone technology, we also used new, amazing cutting-edge technology called LiDAR.

3 mins read
RotorDrone
February/ March 2021

CREATIVE TOOLS

How four master builders defined the path of the 2021 BMW R 18

3 mins read
Cycle World
Issue 4 - 2020

New Protection and Solid Advice in the Fight Against Counterfeit Coins Trending

PCGS Announces Groundbreaking NFC Technology Included in all Holders

6 mins read
COINage Magazine
December 2020 - January 2021

The Prodigy

Yoyo Chang turned a hunch born in an English high school cafeteria into a next-generation payments app backed by serious, well-heeled investors

10+ mins read
Bloomberg Markets
December 2020 - January 2021

The Fintech Revolution Is Finally Here— And So Are the Regulators

SPEAKING IN OCTOBER to his banking brethren at the world’s biggest payments confab—the annual Sibos conference— Jamie Dimon didn’t mince words.

4 mins read
Bloomberg Markets
December 2020 - January 2021

HOSPITALS CAN CARE FOR MEDICARE PATIENTS AT HOME IN PANDEMIC

Hospitals will be allowed to care for Medicare patients in their own homes during the pandemic under a government program announced Wednesday to help hospitals deal with the latest surge.

1 min read
Techlife News
November 28, 2020

GLOBAL TECH GIANTS THREATEN TO LEAVE PAKISTAN OVER NEW RULES

Internet and technology companies have threatened to leave Pakistan after the government granted blanket powers to authorities to censor digital content, a move critics say was aimed at curtailing freedom of expression in the conservative Islamic nation.

1 min read
AppleMagazine
AppleMagazine #474