7 questões sobre diabetes no trabalho
PREVENIR|Novembro 2020 - N. 181
Saiba quais as atividades profissionais e horários que podem condicionar a manutenção e vigilância da saúde das pessoas com diabetes, o que devem fazer no local de trabalho para minimizar o risco de hipoglicemia, assim como que direitos estão previstos para os portadores desta condição crónica.
CARMEN SILVA

PROF. DR. JOÃO FILIPE RAPOSO Médico endocrinologista e diretor clínico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

A diabetes é uma doença que, atualmente, ainda pode vir a condicionar a escolha da profissão. No entanto, a pessoa com diabetes é normalmente alguém «com capacidade total para o trabalho e que não apresenta qualquer tipo de limitação. São pessoas com elevado grau de autonomia na gestão da doença, devendo apenas ser-lhes reconhecido o direito a cuidados de saúde (prestados pelo próprio diariamente ou em consultas regulares pela equipa de saúde)», sublinha João Filipe Raposo, médico endocrinologista. Neste sentido, o especialista defende que «há claramente uma necessidade, enquanto sociedade, de reconhecermos que muito do conhecimento que existia e que levou à criação de regras relativas às pessoas com diabetes e trabalho está hoje desadequado e deve com urgência ser modificado».

SE VAI VOLTAR AO TRABALHO PRESEN- CIAL...

„Deve falar «antecipadamente com o seu médico para avaliar riscos do regresso à atividade, nomeadamente em termos de segurança e higiene no local, como das viagens para lá chegar, sobretudo se utiliza transportes públicos», recomenda o Gabinete do Cidadão da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

QUE PROFISSÕES NÃO POSSO EXERCER?

«Pela idade de aparecimento da diabetes tipo 1, utilização exclusiva de insulina como forma de terapêutica e necessidade de monitorização mais frequente dos níveis de glicemia, algumas profissões excluem as pessoas com esta doença», revela João Filipe Raposo. Falamos, como indica o médico endocrinologista, de «profissões ligadas à aviação, às forças armadas e de segurança, a trabalho em navios de alto-mar, à condução de veículos pesados ou ligeiros profissionais e a profissões que envolvam trabalho em altura ou mergulho de profundidade». Quem tem diabetes tipo 2 também «pode ser excluído de algumas profissões (as mesmas referidas para a diabetes tipo 1) especialmente, se utilizam insulina ou outros fármacos que aumentem o risco de hipoglicemia».

DEVO INFORMAR NO TRABALHO QUE TENHO DIABETES?

Continue reading your story on the app

Continue reading your story in the magazine

MORE STORIES FROM PREVENIRView All

O que sabe sobre antibióticos?

A Organização Mundial da Saúde considerou a resistência aos antimicrobianos, como os antibióticos, um problema de Saúde Pública. A prevenção destas resistências está nas mãos de todos nós, mas é essencial aprender quando e como usar corretamente esta“ferramenta” de combate às infeções bacterianas.

10 mins read
PREVENIR
Dezembro 2020 - N. 182

Os meus segredos

«Todos os dias agradeço as minhas vitórias e predisponho-me a levar a vida com leveza, feliz e sem queixas, e a ajudar os outros a sentir compaixão e empatia pelas suas histórias. E isso leva-me a dar sempre o meu melhor»

2 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

Como rejuvenescer as pálpebras

O envelhecimento das pálpebras superiores ou excesso de pele nesta zona é um problema que surge, sobretudo, a partir dos 40 anos, mas tem tratamento com resultados duradouros.

3 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

O que sentem cães e gatos

Sabia que é possível treinar um gato? E que afinal os cães não sabem quando erram? Perceber o que senteo seu animal de estimação pode ajudar a prevenir problemas de comportamentocausados por medo e ansiedade. Aprenda a interpretar os sinais e a promover o bem-estar do seu melhor amigo.

8 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

Guia de sobrevivência financeira

Seja porque está numa situação difícil ou quer ser mais próspero, organizar as finanças é o primeiro passo. Com a ajuda de dois especialistas, revelamos as principais estratégias para começar.

8 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

Unhas perfeitas e saudáveis

Sabia que deve intercalar vernizes escuros com tons claros para evitar unhas amareladas? Ou que deve deixar a unha descansar três a sete dias antes de voltar a aplicar verniz? Uma médica dermatologista explica porquê e revela o que fazer para conseguir unhas irrepreensíveis.

2 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

«A vida tornou-me mais feliz e forte»

Paulo Azevedo nasceu sem mãos e pernas, mas, inspirado pela coragem dos familiares e solidariedade dos amigos, e graças a um sentidode humor peculiar, foi vencendo obstáculos e superando-se. Tirou o curso de treinador de futebol, faz teatro, televisão e cinema, foi pai e é orador motivacional.

6 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

Cancro da próstata: «Os diagnósticos oportunos salvam vidas»

Os casos de cancro da próstata têm aumentado nas últimas décadas em todo o mundo e Portugal não foge à regra. Mas, para Estevão Lima, médico urologista, essa tendência pode ser combatida e invertida através de uma maior frequência de idas ao médico e de uma clara aposta na prevenção.

10+ mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

7 questões sobre diabetes no trabalho

Saiba quais as atividades profissionais e horários que podem condicionar a manutenção e vigilância da saúde das pessoas com diabetes, o que devem fazer no local de trabalho para minimizar o risco de hipoglicemia, assim como que direitos estão previstos para os portadores desta condição crónica.

7 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181

As apps que os nutricionistas recomendam

Ferramentas que podem facilitar o cumprimento do plano alimentar e dos objetivos estabelecidos, algumas aplicações para telemóvel tornam-sequase uma “extensão” da consulta de nutrição. Saiba quais as recomendadas pelos especialistas e as suas vantagens.

6 mins read
PREVENIR
Novembro 2020 - N. 181
RELATED STORIES

Reports of aggressive killer whales

Orcas have reportedly attacked sailboats recently off Spain and

3 mins read
Ocean Navigator
January- February 2021

CERUSSITE

GALENA’S GIFT OF A STUNNING SECONDARY MINERAL

7 mins read
Rock&Gem Magazine
February 2021

The Importance of Capsize Testing

I was glad to see your recent article on the back page regarding one person’s experience with a capsized boat (Artful Sailor #122). I’m so glad he did this testing on his boat and I agree with his conclusions.

3 mins read
Small Craft Advisor
January - February 2021

RACE ON: THE LINEUP FOR THE REVOLUTION OF THE CAR INDUSTRY

Wherever you are in the world, it’s hard to deny that 2020 was a challenging year - not least the automotive sector. With car sales plummeting amidst stay-at-home orders, consumers had a chance to reflect on their environmental impact, and as a result, electric vehicles are now more desirable than ever.

6 mins read
AppleMagazine
AppleMagazine #481

HOW THE RICH & FAMOUS GET COVID VACCINE FIRST!

Money talks on thriving black market for life-saving shots

3 mins read
National Enquirer
January 04, 2021

LiDAR MAPPING A GOLD MINE

When Consolidated Gold Mine in Dahlonega, Georgia, wanted to open more of its areas to public tours, they asked Inspired Intelligence, a family owned and operated drone business in Buford, Georgia, to help. Inspired Intelligence CEO and founder Nir Pe’er explained, “Besides drone technology, we also used new, amazing cutting-edge technology called LiDAR.

3 mins read
RotorDrone
February/ March 2021

King of cool

F-PACE SVO is impressively up-dated and sets the ultimate SUV bar even higher

4 mins read
Jaguar Magazine
Issue 205

PROJECT OBSESSED

COOL DOWN AND STOP IT

8 mins read
Diesel World
February 2021

8 ways to make Cyberpunk 2077 run faster

Put the pedal to the metal, choom.

8 mins read
PCWorld
January 2021

TRAIN LIKE AN ATHLETE

Applying Sports Psychology and Biomechanics to Firearms Training

8 mins read
OFFGRID
Issue 41